Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de julho, a Comissão Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) realizou, nesta quarta-feira, 3 de julho, uma ação importante em Porto Velho/RO. A equipe do TRT-14 promoveu palestras e entregou kits de protetores solares e botas. O material foi distribuído aos(às) catadores(as) da Associação de Catadores Unidos Pela Vida, localizada no bairro Jardim Santana e na Cooperativa Rondoniense de Catadores (Catanorte), que fica na Vila Princesa, ambas em Porto Velho/RO.
As palestras abordaram orientações importantes sobre a prevenção de acidentes de trabalho, com o objetivo de conscientizar tanto trabalhadores(as) quanto empregadores(as) sobre a importância da segurança no ambiente laboral.
O Juiz do Trabalho Alexandre Moreira dos Santos, membro da Comissão Regional do Programa Trabalho Seguro, compartilhou dados alarmantes sobre acidentes de trabalho no Brasil. Em 2022, foram registrados mais de 638 mil acidentes e ele alertou sobre a necessidade de prevenção para evitar que infortúnios e doenças ocorram por falta de cuidados adequados.
“Quando falamos de acidentes, também incluímos doenças ocupacionais relacionadas à atividade. O uso correto de equipamentos de proteção, como luvas, capacetes e botas, pode reduzir ou até eliminar acidentes. Além disso, a prevenção é fundamental para evitar doenças relacionadas ao trabalho”, enfatizou o juiz.
A enfermeira Ana Paula Guedes Brandão, da Coordenadoria de Assistência à Saúde do TRT-14, destacou os riscos de doenças, especialmente o câncer de pele, para quem trabalha exposto ao sol, como os(as) catadores(as). Ela explicou os diferentes tipos de câncer de pele e enfatizou a importância da prevenção.
“É muito importante que o trabalhador se proteja, e existem diversas formas, desde o uso do chapéu, camisa de manga, calça. Tudo que cobre o corpo é uma proteção maior para a pele. Dessa forma é possível reduzir a probabilidade de adquirir um câncer”, reforçou a
enfermeira.
Ana Paula, também compartilhou a experiência pessoal de seu pai, que está em tratamento para câncer de pele, reforçando a relevância da prevenção para evitar o sofrimento dos(as) pacientes e suas famílias.
A presidente da Associação de Catadores Unidos Pela Vida, Iris Ferreira da Silva, agradeceu a iniciativa do TRT-14. Ela também ressaltou as dificuldades dos(as) associados(as), já que trabalham de forma precária, sem um local adequado para suas atividades.
“A gente trabalha de forma improvisada, hoje por exemplo recebemos a Justiça do Trabalho, na minha casa, porque não temos sequer um galpão para trabalhar. Se tivéssemos um local apropriado, teríamos mais segurança”, desabafou a catadora.
Toni dos Santos, catador da Cooperativa Rondoniense de Catadores, participou ativamente da palestra, tirando dúvidas e aprendendo sobre o uso correto do protetor solar. Ele expressou sua gratidão pelas orientações recebidas.
“Essa ação do TRT-14 é muito importante, demonstra que a Justiça do Trabalho está preocupada com a segurança e a saúde dos trabalhadores, especialmente em atividades como a nossa, muitas vezes esquecida ou invisível”, disse ele, e reforçou, “aqui somos todos carentes destes cuidados. Seu Francisco, por exemplo, nunca usou um protetor solar, e ele já tem mais de 30 anos como catador”, falou se referindo a um colega de trabalho.
Participaram também desta ação da Comissão Regional do Programa Trabalho Seguro, os(as) servidores(as) da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Jaqueline da Silva Ramos e Francisco Dilson Chaves Guerreiro.
A iniciativa atende aos termos da Resolução CSJT n. 96/2012, que instituiu o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, bem como a Resolução Administrativa n. 038/2020 da Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT14, e contribui para a concretização da dignidade da pessoa do trabalhador(a) e dos valores sociais do trabalho.
Para prevenir acidentes de trabalho, algumas medidas são essenciais:
- Promover a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho e criar uma cultura de prevenção;
- Fornecer EPIs adequados para cada atividade;
- Treinar, fiscalizar e garantir a utilização correta dos EPIs;
- Manter equipamentos e instalações em bom estado de conservação;
- Organizar o local de trabalho com sinalização adequada e rotas de fuga desobstruídas;
- Realizar avaliações de risco e adotar medidas preventivas;
- Estabelecer canais de comunicação para relatar condições inseguras;
- Seguir normas e regulamentações de segurança ocupacional estabelecidas pelas autoridades competentes;
- Promover um ambiente de trabalho saudável, gerenciamento do estresse e evitar sobrecarga de trabalho;
- Investigar ocorrências de acidente de trabalho, identificar suas causas e implementar medidas preventivas adequadas.
Fonte: TRT-14