Você já deve ter ouvido falar o quanto a postura profissional é importante no universo corporativo e, provavelmente, deve ser a sua missão, como profissional de RH, ficar de olho nessa habilidade também nos demais colaboradores da empresa.
Até mesmo cobrá-la — seja por meio de uma comunicação acertada ou outras formas em que a empresa acredita — pode ser um papel do seu setor.
Mas, afinal, o que engloba a postura profissional? Será que é possível construir e aprimorar essa postura em você e também nos demais profissionais? É sobre isso que vamos falar agora, acompanhe!
O que é a postura profissional?
Em poucas palavras, podemos definir o termo postura profissional como o conjunto das características pessoais e das atitudes tomadas no ambiente de trabalho. Ou seja, tudo o que você é e faz no seu trabalho engloba a sua postura profissional.
Os seus hábitos, o seu comportamento diante das tarefas, conflitos e também em relação às demais pessoas, as suas habilidades e conhecimentos, somados à sua conduta ética vão formar a sua postura — que, acredite, está sendo avaliada todo o tempo não apenas pelos seus superiores e/ou responsáveis, mas por todo o time.
Qual a importância da postura profissional?
Como acabamos de dizer, todas as pessoas que convivem com você no seu ambiente de trabalho estão, de alguma forma, avaliando a sua postura profissional. A forma como você desenvolve as suas tarefas e trata os seus colegas, a maneira como se veste e, até mesmo, o horário em que chega (se atrasado ou não) dizem muito sobre a sua postura profissional e, mesmo sem querer, as pessoas acabam captando a mensagem que está sendo transmitida por meio dessas atitudes.
Isso mesmo! Não são apenas as palavras de uma pessoa que enviam mensagens. A nossa postura diz muito sobre nós, sem que possamos perceber isso, muitas vezes.
É por isso que essa postura profissional é tão importante. Imagine, por exemplo, que você ama o seu emprego e se dedica muito, em busca de uma promoção. Mas, no dia a dia, você chega atrasado e tem tantas tarefas a cumprir que faz tudo às pressas, tratando os seus colegas com rispidez.
Diante dessas atitudes, será que os colegas e líderes acham mesmo que você gosta dali e quer crescer profissionalmente? O que está cansado daquele lugar? O que diz a sua postura profissional?
Como construir uma postura profissional?
Agora que você viu o quanto uma postura profissional comprometida e condizente pode transformar o seu dia a dia de trabalho (e, até mesmo, o seu futuro), é hora de avaliar como anda a sua. Lembre-se de que sempre é tempo de fazer ajustes e sempre existe o que pode ser aperfeiçoado. Confira algumas dicas!
Seja pontual
Demos este exemplo da pontualidade e não foi por acaso. Ser pontual demonstra respeito e compromisso. E isso vai além do ambiente profissional: quando você marca um compromisso com uma pessoa, chegar atrasado pode causar a impressão de que não está se importando o suficiente, não é mesmo?
Nos grandes centros, é comum que o trânsito seja um inimigo da pontualidade — principalmente para quem depende do transporte público. Mas não use isso como desculpa constantemente. Organize-se para sair de casa a tempo de chegar ao trabalho pontualmente.
Trate a todos igualmente
Infelizmente ainda existem pessoas que tratam as outras de forma diferenciada a depender do cargo que ocupam. Além de isso ser um desrespeito enorme e uma péssima postura profissional, agir dessa forma soma inúmeros pontos contra. Respeito e educação são sempre primordiais.
Também não se esqueça que em um time de uma empresa, todos os colaboradores estão ali para ajudar. Hoje, você pode precisar do apoio do seu líder. Amanhã, um favor do porteiro é aquilo que vai fazer a diferença para você se dar bem em uma apresentação. Seja cordial e esteja também pronto para ajudar a quem precisa.
A sua postura profissional também influencia na relação com clientes, fornecedores e outras pessoas com quem trabalha, mas não estão exatamente dentro da organização. Vale lembrar que além de facilitar o seu trabalho em diversos cenários, uma boa postura pode ajudar no seu networking — e nunca sabemos quando podemos precisar ativar essa rede de contatos, não é mesmo?
Respeite a política da empresa
Já no momento da entrevista, é importante que fique claro qual é a política da empresa. Isso porque o novo contratado precisa conhecer aonde está chegando, até mesmo para saber se ele vai mesmo querer trabalhar ali.
Não é incomum um profissional ser atraído para um cargo e ficar desagradado logo nas primeiras semanas por causa das políticas corporativas, que envolvem as normas, as rotinas e os procedimentos de trabalho.
Portanto, você, como profissional de RH, lembre-se de esclarecer esses pontos desde o início, e de repassá-los à equipe sempre que for pertinente.
Quais são os benefícios de ter uma boa postura profissional?
Em primeiro lugar, uma boa postura profissional com certeza é notada por todos, desde os líderes até os seus colegas de outros setores. Com isso, as chances de reconhecimento e promoção, por exemplo, são maiores. Afinal, cada vez mais, as empresas buscam em seus colaboradores mais do que conhecimento técnico. Certamente, entre um profissional muitíssimo capaz e outro com um pouco menos de capacidade, mas uma excelente postura, o segundo será o escolhido na avaliação.
Uma pessoa com uma boa postura também consegue mais facilmente o apoio dos seus colegas, seja para desempenhar um trabalho ou dividir um problema do dia a dia. Esse ambiente de trabalho mais leve e positivo faz a diferença na vida de todos e, até mesmo, nos resultados da empresa.
Como você pode perceber, criar uma postura profissional positiva é uma ação estratégica, que vai refletir no seu trabalho dentro da empresa, na sua imagem profissional. Afinal, ela vai beneficiar a sua organização, as suas relações e, consequentemente, a sua carreira.
Fonte: Aspectum