Em 2023, cerca de 12% da população brasileira com idade a partir de 10 anos não usava internet — o equivalente a 22,4 milhões de pessoas. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (15) mostram que 75,5% dessas pessoas eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto e mais de metade do grupo é composto por idosos de 60 ano de idade ou mais.
A pesquisa aponta que não saber usar a tecnologia é principal razão para não acessar a rede, motivo de 46% dos não adeptos à internet, isto é, cerca de 10,3 milhões. Em segundo lugar, está a falta de necessidade para o uso, com quase 26%. Preço do serviço (15%) e preocupação com privacidade ou segurança (3,3%) também foram motivos apontados pelos entrevistados, que relataram sobre o uso da tecnologia nos últimos três meses.
O percentual de usuários da internet vem crescendo desde 2016, ano inicial da série, quando apenas 66,1% da população havia utilizado a internet. O número cresceu ano a ano e alcançou 88,0%, em 2023, com 164,5 milhões. A maior expansão no uso da internet aconteceu na região Norte do Brasil, que saltou de 82,4% para 85,3%.
Ainda que os idosos sejam o grupo populacional que menos acessa a internet, Gustavo Geaquinto Fontes, analista da pesquisa do IBGE, afirma que o crescimento da proporção de idosos adaptados a tecnologia é expressivo. “A internet tem sido cada vez mais importante no cotidiano da sociedade. E essa população pode estar em parte sendo estimulada a rede por necessidade”, disse à CNN.
Os números apontam que o percentual de pessoas que não utilizaram a internet devido ao serviço de acesso à Internet não estar disponível nos locais que costumavam frequentar era mais elevado na região Norte (7,6%). Esse motivo também foi mais visto na área área rural (6,4%), em comparação com a área urbana (1,2%).
A análise ainda considerou a faixa etária dos não usuários e mostrou que, para a população de 60 anos ou mais, o principal motivo foi o de não saber utilizar a internet (66,0%), enquanto para pessoas de 10 a 13 anos (o segundo grupo etário mais numeroso entre as pessoas que não utilizaram a internet), os motivos mais frequentes foram a falta de necessidade (30,3%) e a preocupação com privacidade ou segurança (19,3%). Já entre os mais jovens, a razão mais citada envolve questões econômicas. Para o pesquisador, o perfil mostra que a idade pode indicar dificuldada de se integrar à tecnologia, assim como a instrução da população.
Os dados mostraram que o uso da internet está ligado a instrução e escolaridade dos usuários.
- Pessoas sem instrução (44,4%) apresentaram um percentual de uso da Internet inferior ao dos demais grupos de escolaridade.
- Os maiores percentuais foram estimados para as pessoas com ensino superior incompleto (98,3%) e com superior completo (97,6%).
Brasileiro está mais tempo na internet
Os números do IBGE mostraram que a população brasileira está cada vez mais conectada. Entre os adeptos da tecnologia, 94,3% usavam a internet de forma habitual todos os dias — crescimento do porcentual quase absoluto do ano anterior, quando cerca de 93% da população fazia uso diário. Em 2023, 2,3% utilizavam quase todos os dias e 2,7%, de uma a quatro vezes por semana.
Em 2023, o telefone móvel celular (98,8%) foi a principal forma de acessar a internet, seguido pela televisão (49,8%), microcomputador (34,2%) e pelo tablet (7,6%). Entre 2022 e 2023, houve aumento de pessoas que utilizaram a televisão para acessar a Internet (com crescimento de 2,3 p.p.) e redução do uso do microcomputador (com redução de 1,3%).
Já entre a finalidade do uso da rede, as conversas por chamadas de voz ou vídeo foram mais relatadas, com 94,6% dos usuários em 2023. A segunda finalidade mais citada de uso da Internet foi enviar ou receber mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail (91,1%). Na sequência, estão:
- Assistir vídeos inclusive programas, séries e filmes (87,6%);
- Usar redes sociais (83,5%);
- Ouvir músicas, rádio ou podcast (82,4%);
- Ler jornais, notícias, livros ou revistas pela Internet (69,0%);
- Acessar bancos ou outras instituições financeiras (66,7%);
- E enviar ou receber e-mails (60,5%).
O uso da Internet para acessar bancos ou outras instituições financeiras foi o que mais cresceu nos último ano, com aumento de 6,6% e o uso para ler jornais, notícias, livros ou revistas, o que mais caiu, com redução de 3,3%.
Fonte: CNN Brasil